Nova Iorque 2/2

 

Make it Beautiful



Se há coisa que não falta em Nova Iorque são lojas bonitas e onde apetece perder a cabeça!! Tentei ao máximo não perder muito tempo em lojas que temos em Portugal ou na Europa porque queria sobretudo conhecer coisas novas.

Desde miúda, e acho que ainda hoje (!) que uma das coisas que mais gosto é entrar em casas de pessoas e ver os seus modos de viver. Nem sei se isto é defeito de profissão porque já fui a casas bem desarrumadas que tinham um carisma impressionante e um ambiente muito acolhedor.

Não podendo ter entrado em casa de famílias típicas Nova Iorquinas tive de me contentar com as lojas e posso dizer que não fiquei nada mal servida! Houve alguns espaços que me aqueceram o coração, ora vejam.

170_Catarina_Batista_nyc_arquitectura_decoracao_designdeinteriores_interiordesign_make_it_beautiful.jpg


MEJURI

paixão à primeira vista

Que surpresa tão bonita foi encontrar a loja da Mejuri. Vi muitas lojas (as que mais gostei foram sem dúvida no Soho e em Nolita) mas esta foi, de todas, a que mais gostei. Sobretudo pela simplicidade e porque tinha este arranjo de flores logo na montra que funcionava como íman para quem ia a passar na rua. Não consigo conceber um espaço sem flores e sem elementos verdes e aqui parecia que batia tudo certo.

72_Catarina_Batista_nyc_arquitectura_decoracao_designdeinteriores_interiordesign_make_it_beautiful.jpg

Os pormenores delicados e as cores neutras tornam este espaço luminoso, femino e muito muito acolhedor, dá vontade de comprar tudo! As senhoras da loja foram tão amorosas que me abriram a porta mesmo antes do horário de abertura e eu nem me tinha apercebido. Só percebi que a loja abria depois quando realmente abriram as portas e a loja foi inundada por miúdas! Consegui, felizmente, ter dois minutos para fotografar alguns pormenores.

LA MERCERIE

at Guild

Estava muito curiosa para ir almoçar na La Mercerie não pela carta propriamente dita mas pelo espaço! E que espaço! Adorei cada bocadinho. The Guild é basicamente uma loja de decoração, uma florista, uma biblioteca, uma sala de estar de nossa casa e ao mesmo tempo um restaurante tudo combinado num só espaço que funciona na perfeição! Como é que é possível? É tudo absolutamente encantador e, actualmente, é um dos espaços trendy da cidade cheio de gente gira.

35_Catarina_Batista_nyc_arquitectura_decoracao_designdeinteriores_interiordesign_make_it_beautiful.jpg

Este projecto dos Designers Roman & William pretendia ser um projecto que combinasse várias artes e tivesse um ambiente de casa de campo, descontraído mas ao mesmo tempo muito contemporâneo.

Logo na entrada temos o espaço da Emily Thompson dedicado às flores da época que nos remetem para um imaginário mais bucólico e campestre e depois começa a descoberta pelo restaurante La Mercerie, tudo muito num estilo Francês (é muito comum em NYC esta obsessão pela comida francesa), seguida da loja de decoração que está cheia de objectos que podiam ser herdados dos nossos avós ou serem dos dias de hoje. Há uma democratização na escolha de peças que na verdade não é mais do que a celebração da qualidade e audácia dos artistas e artesão escolhidos pelo atelier. Um sonho portanto.

Para completar o ramalhete ainda têm uma biblioteca de livros da Phaidon só para deixar o imaginário de todos os criativos a fervilhar e a fazer contas à vida porque dá vontade de gastar aqui uma pequena fortuna. Juro que foi difícil sair daqui porque por onde quer que olhasse descobria novos pormenores. Para quem gosta de bom design este espaço é mesmo imperdível.

38_Catarina_Batista_nyc_arquitectura_decoracao_designdeinteriores_interiordesign_make_it_beautiful.jpg

CLAUS PORTO

cheiro a Portugal

Estamos no bairro de Nolita (eu disse que era aqui que estavam as lojas giras) e a primeira coisa que se sente quando entramos na loja da Claus Porto é o cheiro de casa. É o cheiro a Portugal. Podia dizer isto apenas para ser bonito mas é mesmo a realidade. Assim que entrei e disse isto em voz alta fui muito bem recebida pelo Pedro que nos mostrou a loja e os produtos (as novidades claro, porque a base da Claus é difícil não conhecer) e pronto, mais uma surpresa boa! Há uma sensação qualquer de orgulho alheio por ver coisas bonitas feitas pelos Portugueses no estrangeiro. A loja é pequenina mas na verdade não precisa de mais área porque assim como os sabonetes são uma concentração de gordura, óleos essenciais e perfumes esta loja é a concentração de puro bom gosto! Os painéis de suporte dos sabonetes, inspirados na casa dos bicos, são feitos de cortiça, a bancada com o lavatório é feita com pedra portuguesa e quem nos recebe são portugueses. Naturalmente que as histórias que se contam nesta loja são as histórias das famílias portuguesas ao longo dos tempos ou não fosse essa a história também da Claus, da Ach.Brito. Haverá melhor forma de levar Portugal pelo mundo?

DECORAÇÃO

As lojas que deviam haver em Portugal

Mandar vir coisas dos EUA é um filme, quem nunca desesperou na Alfândega que se acuse!! Por isso é que entrei nestas lojas de decoração com um misto de amor/ódio. O top foi sem dúvida a Crate & Barrel, que faz as delícias de qualquer casa e que na verdade até faz entregas em Portugal mas depois uma pessoa começa a pensar outra vez na Alfândega e desiste. Por isso enquanto passeava nestas loja havia ali um misto de adoração e muita pena por não poder trazer nada daquilo comigo. Houve muitas pessoas no instagram que me diziam para trazer tudo!!! Amigas, portanto =)

Outra loja muito bem conseguida é Pottery Barn, tudo com muito bom gosto e bem decorado praticamente só com as últimas tendências de decoração. A Pottery Barn tem no entanto uma loja online disponível no Reino Unido para os miúdos, já é uma ajuda.

1.PARACHUTE| 2. CRATE & BARREL |3/4. POTTERY BARN

AQUAZZURA

Stripes & Gold

Outra loja cheio de pormenores encantadores é a loja da Aquazzura em pleno Soho. Claro que os sapatinhos lindos de morrer ajudam a compor o decor.

NOVA IORQUE

a cidade das lojas

Para além das lojas que já vos mostrei, como devem imaginar, passei por outras tantas que não consegui registar tão bem e que adorei na mesma. A maior pena foi não ter conseguido ver a loja da apple na 5ª Avenida (o famoso cubo) porque estava em obras e a loja da Sézane porque estava igualmente em remodelação.

No entanto consegui ver a loja da goop lab cheia de pinta. Como já fui de noite não tirei muitas fotos, espreitem no site. Adorei uma lojinha , de origem francesa, que encontrei que apenas vendia acessórios para bailarinas, era amorosa, chama-se Repetto. Depois há as clássicas como a Tiffany’s & Co, j.Crew, Kate Spade e Victoria’s Secret (entre mil outras eu sei!).

Esta última tem a particularidade de ocupar vários andares de um edifício na 5ª Avenida e, no último andar, para quem não sabe há um museu com as roupas e acessórios utilizados nos últimos desfiles. É bem giro!